04 março 2011

Somos Vasos nas mãos do Oleiro

Acredito que todos cristãos já leram ou ouviram falar através de pregações ou hinos a passagem bíblica de Jeremias 18:1-6, onde Deus compara o povo de Israel ao vaso sendo modelado pelo oleiro.

Mas, analisando essa parábola, podemos ir muito mais além...

* Deus é o oleiro que, com Suas próprias mãos, molda o vaso:
"As Tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me entendimento para aprender os teus mandamentos." Salmo 119:73

* Deus utilizou o barro para formar o corpo humano:
"Então o Senhor Deus for­mou Adão do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente." Gênesis 2:7

* A humanidade está sobre as rodas do oleiro
"Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda." Jeremias 18:3
[Estamos justamente sobre o planeta Terra, que gira em torno do Sol e em torno de si mesmo, ou seja, somos o barro girando nas mãos do oleiro]

* Estamos nas mãos do Senhor:
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão." João 10:27,28

* Na observação de Jeremias, o vaso se quebrou nas mãos do oleiro:
"Mas o vaso de barro que ele estava formando quebrou-se em suas mãos;..." Jeremias 18:4a
[muitos alegam que é o oleiro quem quebra o vaso e até cantamos muitas vezes pedindo para Deus nos quebrar como o oleiro quebra o vaso, porém, nesta passagem fica claro que não foi o profissional que se descuidou, mas o próprio vaso, em si, "se quebrou" nas mãos do oleiro] "SE quebrou" é diferente de "FOI quebrado".
Podemos citar diversos personagens bíblicos que "se quebraram" nas mãos do Senhor, ou seja, mesmo no Caminho santo, caíram no erro diversas vezes, tais como Abraão, Jacó, Moisés, Davi etc.
"Sou esquecido por eles como se estivesse morto; tornei-me como um pote quebrado." Salmo 31:12

* Mesmo quebrados, quando permitimos, Deus junta nossos cacos quebrados e nos renova:
"... e ele o refez, moldan­do outro vaso de acordo com a sua vontade." Jeremias 18:4b
Assim foi com cada homem de Deus que, após estar totalmente quebrados, se humilharam e permitiram receber o toque de cura do Pai.

* Portanto, deixemos o Senhor nos moldar:
"Ai daquele que contende com seu Criador, daquele que não passa de um caco entre os cacos no chão. Acaso o barro pode dizer ao oleiro: “O que você está fazendo?”Será que a obra que você faz pode dizer: “Você não tem mãos?”" Isaías 45:9

Ainda que passemos por diversas circunstâncias inexplicáveis aos olhos humanos, se estamos no Caminho do Senhor, Ele há de nos moldar de acordo com Sua vontade e nos aperfeiçoar em meio a essas tribulações/perseguições/lutas ou seja lá qual nome for que você denomina o problema...

Referindo-se ao apóstolo Paulo, disse Deus:
"Mas o Senhor disse a Ananias: Vá! Este homem é meu VASO escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome." Atos 9:15,16

Medite neste hino:

Esta palavra foi ministrada em 2006 numa segunda-feira, no culto no lar da Gláucia Belo.

Nenhum comentário: